Um Jedi usa a Força para o conhecimento e defesa, nunca para o ataque. (Yoda)
No Reino Unido, em 2001, foi realizado um censo sobre a fé dos britânicos. E por incrível que pareça, a “religião” Jedi foi a quarta mais citada, à frente do budismo e do judaísmo.
Não foi possível saber se as pessoas fizeram isso de brincadeira ou em uma forma de protesto. Mas o fato é que a série Star Wars disseminou uma peculiar filosofia de vidapelo mundo. E por mais que seja um exagero adotar os conceitos Jedi como uma religião — o chamado Jediísmo — há algumas lições que podemos aprender com Yodae cia.
Não pense, porém, que elas são apenas fruto da imaginação de George Lucas. A saga foi baseada em diversas mitologias e filosofias tanto orientais quanto do ocidente. O famoso Joseph Campbell, autor de O Poder do Mito foi um entusiasta ativo e fez várias citações de Star Wars em sua famosa entrevista com Bill Moyers.
George Lucas utilizou o trabalho de Campbell, que abrangia diversos aspectos de culturas diferentes, como base em suas pesquisas para a série. Nós do Despertar Coletivo, decidimos listar alguns ensinamentos interessantes que estão presentes nos filmes e também nos livros da franquia.
O CÓDIGO JEDI
A filosofia conhecida como o Código Jedi foi criada para manter os jovens estudantes alertas sobre o lado sombrio. No seu íntimo, o Código Jedi dá simples instruções para os seres em contato com a Força. Um Jedi nunca usa a Força para lucro ou ganho pessoal, mas para conhecimento e iluminação. Raiva, medo, agressão e outros sentimentos negativos levam ao Lado Negro, por isso os Jedi são ensinados a agir apenas quando estiverem em paz com a Força. Há outras versões do código, mas a mais refinada e conhecida é a seguinte:
Não há emoção, há paz
Não há ignorância, há conhecimento
Não há paixão, há serenidade
Não há caos, há harmonia
Não há a morte, há a Força!
Segundo essa filosofia, a Força conhece todas as coisas objetivamente; é serena e não é balançada por emoções. Assim, o Código Jedi ensina que antes de tomar qualquer decisão, o Jedi deve considerar a vontade da Força. Se um Jedi for capaz de agir sem emoção, sabiamente e serenamente, então ele estará agindo de acordo com essa vontade.
0 comentários:
Postar um comentário